Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

16 de agosto de 2018 Ouvir o texto

Em um país com diferentes realidades, como garantir, com equidade, o desenvolvimento integral e a aprendizagem? Essas e outras questões serão abordadas na quarta edição do Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI. A iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com o Instituto C&A, Sesc, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura, acontecerá no Sesc 24 de maio, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de agosto.

Com o tema “A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar”, o seminário contará com cinco painéis de debate. Cada painel abordará um tema diferente relacionado à educação integral e terá a participação de mediadores e palestrantes de diferentes áreas e localidades.

Entre os convidados internacionais estão os chilenos Guillermo Sunkel e Ernesto Espindola – responsáveis pela pesquisa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Entre os participantes brasileiros, estão a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha; a educadora e gestora da Rede LiteraSampa, Bel Santos Mayer; e a professora e curadora pedagógica da Flip, Ana Beatriz Goulart de Faria.

Seminário nasceu no México, há 11 anos

O Seminário Internacional de Educação Integral (Siei) acontece no Brasil há quatro anos, mas nasceu há onze anos, no México, com o desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação. Para a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, chegar à quarta edição no Brasil é motivo para comemorar. “Estamos muito felizes com a realização do 4º Siei no Brasil. Cada ano tem sido um aprendizado e uma experiência diferentes. A Fundação SM quer contribuir para que os princípios da educação integral sejam cada vez mais conhecidos e praticados. E para isso, a formação dos educadores que conduzem os processos de ensino de crianças e adolescentes é fundamental”, afirma.

Programação

28 de agosto –O painel de abertura do Seminário (Painel 1) abordará o tema “Diferentes territórios, diferentes olhares e demandas”. Nele, os palestrantes discutirão o reconhecimento da pluralidade e heterogeneidade dos territórios para a formulação e implementação de políticas públicas.

Ainda no mesmo dia, no Painel 2, haverá a apresentação da pesquisa inédita  ‘O direito a uma educação de qualidade nas sociedades ibero-americanas’, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) ; e o lançamento do Observatório da Juventude na Ibero-América, uma iniciativa global da Fundação SM.

29 de agosto –O dia começa com o Painel 3, “Juventudes e escolas – Diálogos Possíveis”, que irá debater como a escola brasileira lida com o desafio de estabelecer um diálogo com o jovem. O painel contará ainda com a apresentação da pesquisa ‘Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo’ (2015), do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Já o Painel 4, discutirá o tema “BNCC e Educação Integral: possibilidades e contradições”; e o Painel 5 encerrará o evento com o assunto “Reforma do ensino médio e desigualdades educacionais”.

Para saber mais, acesse www.sieibrasil.com.br

Fundação SM publica anuário sobre livro infantojuvenil

Matéria 09/05/2022

Na 13ª edição do Anuário Ibero-Americano do Livro Infantojuvenil 2021, o leitor encontra um panorama sobre a realidade do setor editorial na Ibero-América e a situação atual em cada um dos países em que a Fundação SM está presente.

UNESCO propõe pacto para transformar a educação

Matéria 28/04/2022

O relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: Um novo contrato social para a educação”, elaborado pela UNESCO e publicado em português e em espanhol pela Fundação SM, destaca como o compromisso coletivo pode promover na educação a equidade, a justiça e o acesso de todos.

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

Matéria 22/03/2022

Prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis reúne trabalhos incríveis de profissionais consagrados e jovens talentos em uma publicação anual, robusta e inspiradora. Inscrições até 29 de abril.

Fundação SM lança pesquisa sobre igualdade de gênero

Matéria 08/03/2022

Pesquisa da Fundação SM realizada por ocasião do Dia Internacional da Mulher revela dados preocupantes sobre as percepções de jovens do Brasil, Chile, Espanha e México sobre igualdade de gênero.

Fundação SM lança 18º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil

Matéria 07/03/2022

Estão abertas as inscrições para o XVIII Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantojuvenil, uma iniciativa da Fundação SM que reconhece o legado de escritores e escritoras cujas obras são consideradas muito relevantes para a literatura infantojuvenil.