Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

16 de agosto de 2018 Ouvir o texto

Em um país com diferentes realidades, como garantir, com equidade, o desenvolvimento integral e a aprendizagem? Essas e outras questões serão abordadas na quarta edição do Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI. A iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com o Instituto C&A, Sesc, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura, acontecerá no Sesc 24 de maio, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de agosto.

Com o tema “A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar”, o seminário contará com cinco painéis de debate. Cada painel abordará um tema diferente relacionado à educação integral e terá a participação de mediadores e palestrantes de diferentes áreas e localidades.

Entre os convidados internacionais estão os chilenos Guillermo Sunkel e Ernesto Espindola – responsáveis pela pesquisa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Entre os participantes brasileiros, estão a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha; a educadora e gestora da Rede LiteraSampa, Bel Santos Mayer; e a professora e curadora pedagógica da Flip, Ana Beatriz Goulart de Faria.

Seminário nasceu no México, há 11 anos

O Seminário Internacional de Educação Integral (Siei) acontece no Brasil há quatro anos, mas nasceu há onze anos, no México, com o desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação. Para a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, chegar à quarta edição no Brasil é motivo para comemorar. “Estamos muito felizes com a realização do 4º Siei no Brasil. Cada ano tem sido um aprendizado e uma experiência diferentes. A Fundação SM quer contribuir para que os princípios da educação integral sejam cada vez mais conhecidos e praticados. E para isso, a formação dos educadores que conduzem os processos de ensino de crianças e adolescentes é fundamental”, afirma.

Programação

28 de agosto –O painel de abertura do Seminário (Painel 1) abordará o tema “Diferentes territórios, diferentes olhares e demandas”. Nele, os palestrantes discutirão o reconhecimento da pluralidade e heterogeneidade dos territórios para a formulação e implementação de políticas públicas.

Ainda no mesmo dia, no Painel 2, haverá a apresentação da pesquisa inédita  ‘O direito a uma educação de qualidade nas sociedades ibero-americanas’, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) ; e o lançamento do Observatório da Juventude na Ibero-América, uma iniciativa global da Fundação SM.

29 de agosto –O dia começa com o Painel 3, “Juventudes e escolas – Diálogos Possíveis”, que irá debater como a escola brasileira lida com o desafio de estabelecer um diálogo com o jovem. O painel contará ainda com a apresentação da pesquisa ‘Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo’ (2015), do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Já o Painel 4, discutirá o tema “BNCC e Educação Integral: possibilidades e contradições”; e o Painel 5 encerrará o evento com o assunto “Reforma do ensino médio e desigualdades educacionais”.

Para saber mais, acesse www.sieibrasil.com.br

Educação para a cidadania global como vetor de transformação da escola

Matéria 27/08/2021

O futuro das novas gerações só pode ser abordado a partir de uma comunidade unida por um forte tecido social. Nesse contexto, a educação deve ser uma responsabilidade compartilhada e deve ter um compromisso transformador.

7º SIEI: O direito à Educação em tempos de pandemia

Matéria 06/08/2021

Dividido em três encontros online, com debates na parte da manhã e oficinas à tarde, o seminário coloca em diálogo profissionais de referência das áreas da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debaterem sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes e famílias em contexto de crise.

Gerald Vergara vence 12º Catálogo Ibero-Americano de ilustração

Matéria 28/07/2021

O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra. Cinco ilustradoras brasileiras também terão seus trabalhos integrados na edição de 2021 do Catálogo.

Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021

Matéria 26/07/2021

Obra do escritor e humorista Geovany Hércules retrata o dia a dia e os desafios de um grupo de jovens que vivem no Grajaú, na periferia de São Paulo.

Novos Pontos Myra vão apoiar formação leitora em comunidade

Matéria 16/07/2021

Instituições de oito municípios se inscreveram para participar do processo seletivo de novos Pontos Myra, realizado por edital. Dessas, duas - uma de Goiás e outra da Bahia - foram selecionadas pela Fundação SM e Comunidade Educativa CEDAC, que estão juntas desde a criação do Myra.