Vem aí o 4º Seminário Internacional de Educação Integral – Siei

16 de agosto de 2018 Ouvir o texto

Em um país com diferentes realidades, como garantir, com equidade, o desenvolvimento integral e a aprendizagem? Essas e outras questões serão abordadas na quarta edição do Seminário Internacional de Educação Integral – SIEI. A iniciativa da Fundação SM, realizada em parceria com o Instituto C&A, Sesc, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura, acontecerá no Sesc 24 de maio, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de agosto.

Com o tema “A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar”, o seminário contará com cinco painéis de debate. Cada painel abordará um tema diferente relacionado à educação integral e terá a participação de mediadores e palestrantes de diferentes áreas e localidades.

Entre os convidados internacionais estão os chilenos Guillermo Sunkel e Ernesto Espindola – responsáveis pela pesquisa da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Entre os participantes brasileiros, estão a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha; a educadora e gestora da Rede LiteraSampa, Bel Santos Mayer; e a professora e curadora pedagógica da Flip, Ana Beatriz Goulart de Faria.

Seminário nasceu no México, há 11 anos

O Seminário Internacional de Educação Integral (Siei) acontece no Brasil há quatro anos, mas nasceu há onze anos, no México, com o desejo de abrir espaços para o diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a Educação. Para a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, chegar à quarta edição no Brasil é motivo para comemorar. “Estamos muito felizes com a realização do 4º Siei no Brasil. Cada ano tem sido um aprendizado e uma experiência diferentes. A Fundação SM quer contribuir para que os princípios da educação integral sejam cada vez mais conhecidos e praticados. E para isso, a formação dos educadores que conduzem os processos de ensino de crianças e adolescentes é fundamental”, afirma.

Programação

28 de agosto –O painel de abertura do Seminário (Painel 1) abordará o tema “Diferentes territórios, diferentes olhares e demandas”. Nele, os palestrantes discutirão o reconhecimento da pluralidade e heterogeneidade dos territórios para a formulação e implementação de políticas públicas.

Ainda no mesmo dia, no Painel 2, haverá a apresentação da pesquisa inédita  ‘O direito a uma educação de qualidade nas sociedades ibero-americanas’, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) ; e o lançamento do Observatório da Juventude na Ibero-América, uma iniciativa global da Fundação SM.

29 de agosto –O dia começa com o Painel 3, “Juventudes e escolas – Diálogos Possíveis”, que irá debater como a escola brasileira lida com o desafio de estabelecer um diálogo com o jovem. O painel contará ainda com a apresentação da pesquisa ‘Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo’ (2015), do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Já o Painel 4, discutirá o tema “BNCC e Educação Integral: possibilidades e contradições”; e o Painel 5 encerrará o evento com o assunto “Reforma do ensino médio e desigualdades educacionais”.

Para saber mais, acesse www.sieibrasil.com.br

Escrever como leitores: a literatura no cotidiano de crianças e jovens ibero-americanos

Matéria 01/07/2019

Programa estimula a leitura e a escrita literárias entre crianças e jovens de escolas de sete países da Ibero-América.

Catálogo Ibero-América Ilustra celebra dez edições com exposição no Instituto Tomie Ohtake

Matéria 25/06/2019

A exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana acontecerá entre 03 e 28 de julho

Mais pessoas nas escolas

Artigo 05/06/2019

Confira o artigo de Cinthia Rodrigues, Líder Transformadora da Educação, sobre o projeto Quero na Escola.

Líderes Transformadores: Antônio Lovato

Matéria 30/05/2019

"Ser um Líder Transformador significa fazer parte de uma rede muito poderosa em dez países ibero-americanos focada em fortalecer esforços por uma educação para todos."

Prêmio de Educação em Direitos Humanos tem inscrições prorrogadas

Matéria 07/05/2019

Novo prazo para candidatura de experiências termina dia 15 de julho.