28 de julho de 2021 Ouvir o texto
O ilustrador venezuelano Gerald José Espinoza Vergara foi o grande vencedor da 12ª edição do Catálogo Ibero-América Ilustra, iniciativa da Fundação SM que revela o talento de ilustradores de países ibero-americanos no mercado editorial. Além do prêmio de US$ 5 mil, Espinoza Vergara, que atualmente mora em Quito, no Equador, será o designer da capa do catálogo deste ano, que será lançado em novembro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, e terá a participação de artistas brasileiras.
Editores de todo o mundo poderão conferir os trabalhos da rondoniense Natalia Regina Gregorini, finalista do Prêmio Jabuti em 2019; da carioca especialista em ilustração editorial, estamparia e cerâmica Fernanda Massotti; da designer gráfica paulista Ana Carolina Matsusaki; e do duo artístico PLUNA, também de São Paulo, formado por Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira, cujo trabalho se baseia no equilíbrio entre a geometria concreta abstrata e o realismo fantástico.
“A ilustração tem um papel muito importante na literatura infantil e juvenil. Ela, por si só, é capaz de construir narrativas completas, comunicando diretamente para o leitor e apurando o seu olhar para o que não é dito. Ficamos muito felizes de ver o trabalho de ilustradoras tão talentosas reconhecido e integrado ao próximo Catálogo”, destaca Mariana Franco, gerente da Fundação SM.
Os jurados também outorgaram menções especiais aos ilustradores espanhóis Alexandre Fernandez Villanueva, Andrea Ganuza Santafé e Elena Val Muñoz, além dos mexicanos Armando Fonseca García e Carolina Monterrubio. No total, serão 44 artistas que comporão o Catálogo ao lado de Vergara.
Promovido pela Fundação SM, a edição deste ano do Catálogo Ibero-americano Ilustra teve a inscrição de 1013 ilustradores provenientes de 19 países da comunidade ibero-americana. Além do Brasil, foram recebidos trabalhos de artistas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Dos 1013 ilustradores participantes, o México foi o país que teve mais representação com 178 ilustradores, seguido da Espanha com 163, Argentina com 160 e Colômbia com 102. O restante dos trabalhos se dividiu entre os demais países.
Ilustrações brasileiras
Confira, abaixo, uma amostra dos trabalhos apresentados pelas ilustradoras brasileiras que foram selecionados para compor o Catálogo.
Ilustração de Ana Carolina Matsusaki
Ilustração do duo artístico PLUNA (Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira)
Ilustração de Fernanda Massotti
Ilustração de Natalia Regina Gregorini
Acesse o site do Catálogo e conheça todos os trabalhos selecionados para a sua 12ª edição: https://iberoamericailustra.com/catalog/12/Catalogo-2021
Matéria 20/10/2022
Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.
Saiba mais →Matéria 04/10/2022
Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.
Saiba mais →Matéria 23/09/2022
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.
Saiba mais →Matéria 22/09/2022
Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.
Saiba mais →Matéria 19/09/2022
A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.
Saiba mais →