Voltar

Catálogo Ibero-América Ilustra está na 13ª edição

22 de março de 2022 Ouvir o texto

Há 13 anos, o Catálogo Ibero-América Ilustra, prêmio voltado para ilustradores ibero-americanos de livros infantojuvenis, faz uma seleção de trabalhos incríveis de profissionais em diferentes estágios da carreira e apresenta para o meio editorial em uma publicação anual, robusta e inspiradora. O concurso é uma iniciativa da Fundação SM, em parceria com a FIL Guadalajara, e está com as inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2022.

O vencedor ou vencedora receberá a quantia de 5 mil dólares e terá o seu trabalho estampado na capa do 13º Catálogo Ibero-América Ilustra, além de colaborar na elaboração da convocatória da edição de 2023. Além do vencedor, o júri selecionará outros 45 ilustradores para compor a publicação. A entrega do prêmio deverá ocorrer durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2022, no México, prevista para novembro de 2022.

Para concorrer é preciso ser ilustrador(a) de publicações infantis e juvenis, ter mais de 21 anos, e ter nascido em algum país ibero-americano, independente do país de residência atual. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. É importante que as ilustrações (mínimo de 3 e no máximo 5 trabalhos) não possuam texto e tenham uma sequência narrativa consistente, com uniformidade e que contem, por meio das imagens, uma história com tema livre.

O júri será composto por profissionais da ilustração e do mercado editorial ibero-americano, indicados pelas entidades organizadoras do evento. O grande vencedor ou vencedora será anunciado até o dia 31 de julho de 2022.

Na edição de 2021, o vencedor foi o venezuelano Gerald José Espinoza Vergara. Além dele, peças de outros 44 ilustradores foram selecionadas para integrar a publicação do Catálogo e de uma exposição itinerante, incluindo das brasileiras Ana Carolina Matsusaki, Fernanda Massotti, Natalia Regina Gregorini e o duo artístico PLUNA, composto por Maria Eduarda Rezende e Carolina Pereira.

 

13º Catálogo Ibero-América Ilustra

Prazo de inscrição: até 29 de abril de 2021 (até às 16h, horário de Brasília)

Regulamento: faça download do regulamento

Site oficial para inscrição: https://iberoamericailustra.com/

Anúncio do vencedor: 31 de julho de 2022

Premiação: durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara de 2022, em novembro de 2022

Acesse os catálogos anteriores: https://iberoamericailustra.com/catalog/index

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias