Voltar

16º Prêmio Barco a Vapor inicia seleção de finalistas

21 de fevereiro de 2020 Ouvir o texto

As inscrições para a 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil encerraram no dia 17 de fevereiro. Este ano, o concurso contou com a participação de mais de 580 concorrentes. A partir de agora, os originais enviados serão avaliados por um júri formado por profissionais e especialistas em literatura. Os textos finais deverão ser anunciados até o final do primeiro semestre de 2020 e, o grande vencedor, no início do segundo semestre.

Uma iniciativa promovida pela Fundação SM, em parceria com a SM Educação, o prêmio tem como foco obras inéditas de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e adolescentes, escritas em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil.

Histórico

Diferente de outras empresas, a SM Educação pertence à Fundação SM. Por conta desta característica, os recursos financeiros da SM retornam à sociedade por meio de diversos projetos e programas da Fundação, entre eles o Prêmio Barco a Vapor, que teve sua primeira edição em 1978, na Espanha, com o intuito de aproximar crianças e adolescentes da literatura e fomentar a produção literária voltada para essa faixa etária.

Com estreia no Brasil em 2005, o Prêmio publicou obras como O rapaz que não era de Liverpool, de Caio Riter; A guardiã dos segredos de família, de Stella Maris; Adeus é para super-heróis, de Isabela Noronha; A conta-gotas, de Ana Carolina Carvalho; A Vaca presepeira, obra de João Paulo Hergesel; e O fabuloso professor Fritz e a menina das pétalas amarelas, de Alexandre Rathsam, vencedor da última edição do Prêmio, em 2019.

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias