25 de julho de 2022 Ouvir o texto
Em romance juvenil, autora cearense combina com destreza e sensibilidade fatos de fundo histórico e memórias de família
Em A tatuagem, a cientista política, socióloga, professora e escritora Joyce Miranda Leão – que é natural do Ceará e, atualmente, vive no interior de São Paulo – narra a história de uma jovem que passa a ser perseguida por uma sequência de números e recorre a diferentes profissionais para ajudá-la a lidar com o problema até se dar conta de que ele só pode ser solucionado por historiadores e cientistas sociais.
Segundo parecer do júri, “o tema dos desdobramentos do Nazismo em solo brasileiro, pouco explorado na literatura infantil e juvenil, é apresentado a partir da perspectiva da narradora, desde sua mais remota infância até a idade adulta, com base em seus vínculos familiares”. Não à toa, Joyce descreve sua obra como uma metonímia para a história da humanidade.
Para ela, vencer o Barco a Vapor “foi uma surpresa e uma felicidade indescritíveis. O prêmio acabou revelando para mim que também sou escritora, além de professora de Sociologia e Ciência Política”, conta. A autora afirma que faz amplo uso de obras literárias em sala de aula. “Tem momentos que não existe nada como a ficção para fazer alguém entender (e sentir) a verdade”, revela.
A edição deste ano recebeu 1.130 inscrições. A cerimônia de premiação será realizada em novembro, em data e formato a serem definidos.
Sobre o Prêmio Barco a Vapor
O Prêmio Barco a Vapor é promovido pela Fundação SM nos nove países onde o Grupo SM atua: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana.
A iniciativa, que surgiu na Espanha em 1978, visa revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. Além de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), o autor ou a autora do texto vencedor tem seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, da SM Educação.
No Brasil, o Prêmio existe desde 2005, sendo considerado uma das mais importantes distinções nacionais concedidas à literatura infantil e juvenil. Confira as obras vencedoras das edições anteriores em: https://barcoavapor.smeducacao.com.br
Matéria 20/10/2022
Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.
Saiba mais →Matéria 04/10/2022
Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.
Saiba mais →Matéria 23/09/2022
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.
Saiba mais →Matéria 22/09/2022
Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.
Saiba mais →Matéria 19/09/2022
A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.
Saiba mais →