10 de novembro de 2021 Ouvir o texto
O webinário que marcou o 12º e último encontro do programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa teve como tema central “A educação para Cidadania Global como vetor de transformação da escola”.
O evento contou com a participação da diretora global da Fundação SM, Mayte Ortiz, de Augusto Ibáñez, diretor de Projetos Educacionais Especiais do Grupo SM, e de Cecilia Espinosa, diretora da Fundação SM México. Os três fizeram um panorama da trajetória do programa ao longo do ano e as maneiras como a Cidadania Global pode impactar e apoiar educadores na transformação dentro e fora da sala de aula.
“O principal objetivo dessas ‘conversas sobre educação para uma cidadania global significativa’ foi criar, conjuntamente, um conceito de cidadania global em diálogo com especialistas e professores. Esses encontros reuniram mais de 4 mil pessoas e possibilitaram muita troca de conhecimento”, conta Mayte Ortiz.
A crise provocada pela pandemia de COVID-19 expôs as lacunas educacionais anteriormente existentes que foram exacerbadas nesse tempo de pandemia e, para Augusto Ibáñez, deixou três aprendizados:
Neste contexto, fica claro que a escola só pode ser transformada a partir de dentro.
Principais conclusões do programa Conversas sobre Cidadania Global
Ações Fundação SM além dos webinários
Ao longo dos 12 webinários, a Fundação SM realizou uma série de ações que serviram como complementação aos temas abordados durante os seminários.
Cecilia Espinosa explicou que, nos próximos meses, a Fundação SM vai sistematizar as informações geradas as partir do programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global e publicar um relatório. “Esta publicação conterá reflexões e conclusões dos 12 webinars realizados, assim como as opiniões dos participantes, refletidas nas pesquisas que foram completando em cada uma das conversas. Também serão incluídas práticas educacionais realizadas pelos educadores líderes em suas salas de aula, que acompanhamos ao longo do curso”, informa Cecilia.
Em breve esse relatório estará acessível para todo o mundo, de forma gratuita, no site da Fundação SM.
Outra ação para o futuro neste caminho será a celebração do 15º Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI) em março de 2022, que será um espaço de diálogo e reflexão dedicado à educação para a cidadania global. Terá um formato híbrido com sessões on-line e atividades presenciais em cada um dos países ibero-americanos onde a Fundação SM está presente. E no mesmo SIEI, haverá um momento especial para o relatório da Unesco Os futuros da educação.
Perdeu os seminários anteriores? Neste link é possível rever todos os encontros do programa Conversas sobre Educação para uma Cidadania Global Significativa, da Fundação SM.
Matéria 20/10/2022
Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.
Saiba mais →Matéria 04/10/2022
Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.
Saiba mais →Matéria 23/09/2022
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.
Saiba mais →Matéria 22/09/2022
Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.
Saiba mais →Matéria 19/09/2022
A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.
Saiba mais →