13 de dezembro de 2021 Ouvir o texto
A Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) anunciam os finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero.
A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões.
Este ano o destaque foi em projetos de escolas e das organizações que focam na garantia do direito à saúde na sala de aula e que contribuem para a superação dos novos desafios educacionais causados pela pandemia da COVID-19.
Ao todo, foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-americano de Direitos Humanos no Brasil. 27 concorreram na categoria A, voltada para instituições de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas, e 44 na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não-formal.
Conheça as instituições finalistas da Categoria A
Conheça as instituições finalistas da Categoria B
Até 15 de dezembro serão anunciados os vencedores nacionais de cada categoria que participarão da convocatória ibero-americana, a segunda etapa do Prêmio, e irão ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que será realizado em local e data ainda a serem definidos. Nessa fase serão escolhidos os quatro vencedores ibero-americanos, dois por categoria. Devido ao contexto da pandemia global, o evento será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.
Matéria 20/10/2022
Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.
Saiba mais →Matéria 04/10/2022
Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.
Saiba mais →Matéria 23/09/2022
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.
Saiba mais →Matéria 22/09/2022
Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.
Saiba mais →Matéria 19/09/2022
A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.
Saiba mais →