7 de novembro de 2016 Ouvir o texto
Tem início, hoje, o período de inscrições para o 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. Promovida pela Fundação SM, em parceria com a Edições SM, a premiação pretende “estimular a produção literária nacional e aproximar as crianças e os jovens da literatura”.
Podem participar autores maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que tenham escrito obras de ficção, nos gêneros romance e novela para crianças e jovens. Os originais devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Textos publicados, mesmo que parcialmente, em outros livros, antologias e revistas, entre outros, serão desclassificados.
As obras enviadas passarão pelo crivo de um júri, formado por especialistas em literatura. O vencedor do concurso será revelado durante a cerimônia do Prêmio Barco a Vapor, prevista para 2017.
Além de ter seu original publicado no selo da coleção Barco a Vapor, o vencedor do 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil receberá um adiantamento, a título de direitos autorais, no valor de R$ 40 mil.
12º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
O vencedor da edição de 2016, anunciado durante a cerimônia de entrega do prêmio, em setembro, foi o autor Lucas Carvalho, com a obra Deslumbres e assombros de uma jornada fabulosa, que será publicada pelas Edições SM e lançada em 2017. Segundo o júri, o livro “se vale de um narrador ultraconsciente, que discute os caminhos da própria história e convoca de forma bem-humorada a participação do leitor, além de retomar a tradição das narrativas de aventura”.
INSCRIÇÕES – 13º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
Início: 07 de novembro de 2016
Término: 31 de janeiro de 2017
Matéria 20/10/2022
Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.
Saiba mais →Matéria 04/10/2022
Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.
Saiba mais →Matéria 23/09/2022
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.
Saiba mais →Matéria 22/09/2022
Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.
Saiba mais →Matéria 19/09/2022
A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.
Saiba mais →