Voltar

Fundação SM lança Observatório da Juventude na Ibero-América

3 de julho de 2017 Ouvir o texto

Caros leitores,

Tenho o prazer de anunciar o lançamento oficial do site do Observatório da Juventude na Ibero-América – OJI.

Há mais de 30 anos, a Fundação SM realiza relatórios e pesquisas sociais para conhecer a realidade, o ambiente e a visão dos jovens, na Espanha. Agora, com este lançamento, queremos dar um passo adiante e aplicar a experiência destes anos a todos os países da América Latina, onde estamos presentes.

Com o Observatório, desejamos obter uma visão mais abrangente da juventude latino-americana, a partir da investigação de temas como juventude, educação e cultura. Temos o intuito de gerar conhecimento e de possibilitar uma melhor compreensão sobre a realidade dos jovens, antecipando necessidades, identificando tendências e priorizando demandas na área da educação.

Além de ser a janela para a divulgação de todos os trabalhos realizados pela Fundação SM, no âmbito da juventude ibero-americana, o portal publicará conteúdo atualizado e orientará os interessados no tema, comprometido com a veiculação de informação pertinente e fidedigna. Também atuará como um meio de comunicação e articulação entre os diferentes observatórios, estudos e interessados na juventude dos países da região.

Por fim, gostaria de apresentar e agradecer o trabalho de toda a equipe que tornou este projeto possível. Paloma Fontcuberta, socióloga e colaboradora da Fundação SM, coordena o Observatório; Ariana Pérez, é a editora responsável pelo conteúdo do OJI; e José Luis Cornejo, desenhou e desenvolveu a plataforma.

Javier Palop
Diretor Global da Fundação SM

 

Acesse o Observatório da Juventude na Ibero-América: www.observatoriodajuventude.org

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias