Voltar

Fundação SM doa 2,1 mil livros para Leve História

18 de novembro de 2021 Ouvir o texto

A educação sofreu muito com a pandemia e sofreu de forma desigual. Durante o período em que as escolas estiveram fechadas, as crianças e jovens que tinham livros em casa puderam seguir lendo, enquanto aqueles estudantes que dependiam do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias para terem acesso à cultura letrada, tiveram seu direito interrompido.

Foi pensando em contornar essa situação que um grupo de educadores e autores criou o projeto Leve História, uma iniciativa de voluntariado que promove encontros em torno da literatura, fazendo a ponte para que famílias com um acervo literário doem livros para famílias com acesso mais restrito. A Fundação SM aderiu ao movimento e, em conjunto com os colaboradores da SM Educação, arrecadou mais de 2,1 mil livros para serem distribuídos para crianças de escolas públicas da cidade de São Paulo.

“Esse movimento não se limita a ser uma campanha de entrega de livros. O objetivo maior é contribuir para reparar, de alguma forma, a privação do direto à leitura que tantas crianças e adolescentes sofrem e que foi intensificado durante a pandemia”, afirma Mariana Franco, gerente da Fundação SM.

 O Leve História

Atualmente, o Leve História possui 27 escolas públicas cadastradas, que atendem estudantes da Educação Infantil, Ensinos Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio. Todas as doações serão destinadas para esses estudantes.

O Leve História firma parceria com instituições como a Fundação SM e com escolas particulares que se mobilizam para arrecadar livros. O movimento estimula que os antigos donos dos livros escrevam uma dedicatória – ou um desenho, no caso de crianças – nos exemplares que estão doando.

“O objetivo da iniciativa não é formar ou ampliar o acervo das escolas, mas sim que os livros sejam presenteados para as meninas e meninos que ali estudam. A dedicatória é uma maneira de, junto com aquele livro, enviarmos também afeto”, comenta Patricia Auerbach, arte-educadora, escritora e uma das idealizadoras do Leve História.

Ela reforça que, mais do que doar livros, a proposta da iniciativa é estimular a formação de leitores, por isso, o Leve História promove semanalmente ações de incentivo à leitura, envolvendo os professores, estudantes, familiares e voluntários, criando conexão e vínculo entre todos os envolvidos.

Saiba como colaborar

Sabe aqueles livros que você adorou e que agora está na estante? E aqueles livros que os seus filhos não leem mais? Que tal escrever uma dedicatória e dá-los de presente para estudantes de uma escola pública?

Por enquanto, o Leve História atua somente na cidade de São Paulo e firmou parceria com três livrarias para disponibilizar pontos de coleta de doação para aqueles que não estão vinculados a nenhum dos parceiros, mas desejam contribuir.

Os pontos de arrecadação são:

Casa de Livros: (11) 5185-4227

Rua Capitão Otávio Machado 259 – Chácara Santo Antônio.

Livraria Royal Book: (11) 3842-4644

Rua Vahia de Abreu, 380 – Vila Olímpia.

Livraria Mandarina: (11) 3819-5953

Rua Ferreira de Araújo, 373 – Pinheiros.

Os livros devem estar em bom estado. Só não vale doar livros didáticos, manuais, e livros em língua estrangeira.

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias