23 de setembro de 2022 Ouvir o texto
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.
O autor vencedor, nominado pela Fundación Cuatrogatos, receberá o prêmio na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no proximo 29 de novembro.
O júri da décima oitava edição do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil, se reuniu on-line no dia 8 de setembro, e escolheu por unanimidade ao escritor cubano, Antonio Orlando Rodríguez, como o vencedor deste concurso, que além de reconhecer as trajetórias de escritores para crianças e jovens na Ibero-América, concede trinta mil dólares como parte do prêmio.
O autor Antonio Orlando Rodríguez “é capaz de evocar o passado e o presente de uma singularidade que continuará abrindo novas formas de sentir, pensar e habitar o mundo”. É assim que o júri declarou; um júri constituído por Macarena García González, representante do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (cerlalc); Guadalupe Alemán Lascurain, em nome da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (oei); Fanuel Hanán Díaz, en nome da International Board on Books for Young People (ibby); Rodrigo Morlesin, em nome do Escritório no México da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em México (unesco); e Sergio Tanhnuz, representando a Fundação SM.
O júri do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil destacou que “a escrita do autor, de inegável força e qualidade, desperta a imaginação dos leitores de maneiras que renovam o espanto”. Ao mesmo tempo, seu trabalho integra de forma poética diversas tradições e registros que navegam de seu Caribe natal para outras latitudes, transcendendo os limites geográficos, linguísticos e geracionais”.
A convocatória para a 18ª edição foi anunciada em 28 de novembro e foram recebidas 23 inscrições de nove países ibero-americanos (Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Portugal e Uruguai), das quais foram analisadas. pelo júri pelo cumprimento das bases da convocatória.
O autor foi indicado pela Fundación Cuatrogatos, uma instituição sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos da América que tem conseguido se tornar um ponto de encontro para leitores, criadores, editores, estudiosos e promotores que, de todo o mundo, estão interessados na literatura infantil e juvenil em espanhol. Estas são algumas das razões por trás da proposta de Antonio Orlando Rodríguez: “é um autor universal que, tendo vivido em diferentes países e assimilado diferentes realidades, fez da palavra um instrumento capaz de transmitir às crianças a pluralidade de um mundo em constante mudança. Com a fantasia e o humor como presenças recorrentes, suas obras visam dialogar com as crianças sobre temas contemporâneos e passados, convidando-as a observar seu ambiente social a partir de diferentes ângulos”.
A lista dos vencedores deste prêmio dá uma ideia clara do auge da literatura de língua espanhola e portuguesa. Este prêmio tem reconhecido a Juan Farias (Espanha, 2005); Gloria Cecilia Díaz (Colômbia, 2006); Montserrat del Amo y Gili (Espanha, 2007); Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil, 2008); María Teresa Andruetto (Argentina, 2009); Laura Devetach (Argentina, 2010); Agustín Fernández Paz (Espanha, 2011); Ana María Machado (Brasil, 2012); Jordi Sierra i Fabra (Espanha, 2013); Ivar Da Coll (Colômbia, 2014); Antonio Malpica (México, 2015); María Cristina Ramos (Argentina, 2016); Marina Colasanti (Brasil, 2017); Graciela Montes (Argentina, 2018), María Baranda (México, 2019); Yolanda Reyes (Colômbia, 2020) e María José Ferrada (Chile, 2021).
O resultado da decisão foi anunciado virtualmente no dia 22 de setembro no site: pilij.fundacion-sm.org.mx.
A cerimónia de entrega de prémios decorrerá, como todos os anos, no âmbito da Feira Internacional de Livro de Guadalajara em formato presencial em 29 de novembro de 2022 às 18h.
Conheça o vencedor
Antonio Orlando Rodríguez (Cuba, 1956) é escritor, pesquisador literário e promotor cultural. Nasceu em Cuba, onde começou sua carreira como autor infantil quando ganhou uma importante concurso nacional com o livro Abuelita Milagro, em 1975. Em 1991, se mudou para a Costa Rica e mais tarde morou na Colômbia. Desde 1999 vive nos Estados Unidos, onde criou e dirige, juntamente com Sergio Andricaín, a Fundação Cuatrogatos, dedicada à promoção da leitura e ao estudo de livros infantis e juvenis em espanhol. Antonio Orlando Rodríguez tem publicado mais de cinquenta livros de ficção para crianças e jovens com editores em vários países.
Sua bibliografia compreende desde obras narrativas como Cuentos de cuando La Habana era chiquita, Concierto para escalera y orquesta, Cuento del sinsonte olvidadizo e El viejito del sillón, até coleções de poesia como Mi bicicleta es un hada y otros secretos, El rock de la momia y otros versos diversos e Los helados invisibles y otras rarezas, e peças teatrais como El abrazo invisible e Romerillo en la cabeza.
Como pesquisador, tem dado a conhecer entre outros títulos, Literatura infantil de América Latina e Panorama histórico de la literatura infantil en América Latina y el Caribe, estudos pioneiros sobre a historiografia da literatura infantil na América Latina.
Antonio Orlando Rodríguez é também autor de uma significativa produção literária para adultos, na qual se destaca Chiquita, romance vencedor do Prêmio Alfaguara 2008, traduzido em vários idiomas.
Matéria 20/10/2022
Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.
Saiba mais →Matéria 04/10/2022
Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.
Saiba mais →Matéria 22/09/2022
Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.
Saiba mais →Matéria 19/09/2022
A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.
Saiba mais →Matéria 26/08/2022
Aproximadamente 2,5 mil crianças e jovens receberam kits com livros do acervo do projeto “Leia com uma criança” para instituições participantes do Programa Myra – Juntos pela leitura.
Saiba mais →