Voltar

Professor, a sociedade pode ajudá-lo em algo?

10 de setembro de 2018 Ouvir o texto

O que aconteceria se você, educadora e educador, tivesse os colaboradores que precisa para sua aula, para seus alunos ou mesmo para sua formação pessoal? Neste próximo mês dos professores, podemos descobrir. O Quero na Escola Especial Professor, um projeto em parceria com a Fundação SM, está com inscrições abertas para que os mestres digam como a sociedade pode colaborar. O convite será compartilhado com uma rede de pessoas que querem ajudar na educação pública e vão buscar voluntários para sua escola.

Para se inscrever, os professores devem entrar em queronaescola.com.br/professor e dizer que assunto ou tipo de especialista querem. Pode ser alguém para ensinar a mexer em algum programa, dar uma aula que ajude a relaxar no dia a dia ou levar uma atividade que a escola não costuma ter para os alunos. Basta convidar.

 Nas duas primeiras edições do Quero na Escola Especial Professor, mais de 40 ações foram realizadas. Um grupo de professores do Rio de Janeiro, por exemplo, recebeu oficinas de mediação de conflito de especialistas em Recursos Humanos. No Espírito Santo, um ex-aluno voltou depois de formado para ensinar aos professores como fazer edição de vídeo. Aconteceram também jogos teatrais, aulas de excel, apresentações culturais e até a visita de um “Lobo Mau” a pedido de uma professora que queria levar o personagem de tantas histórias para perto de seus alunos.

 Mais do que as ações, professores e escolas ganharam também parceiros dispostos a ajudar ao longo do restante do ano. Por outro lado, toda a sociedade também ganha ao ter comprovações de que os educadores sonham com uma educação mais ampla e caminhos para participar.

Após as inscrições dos educadores, quem quer dar sua contribuição com a educação pública tem um mapa claro de como e onde ajudar no site. Os pedidos dos professores também são compartilhados diariamente nas redes sociaistanto para ajudar a encontrar os voluntários, quanto para inspirar outros educadores.

 Todas as participações serão organizadas pela equipe do Quero na Escola para outubro, mês dos professores, para que a sociedade possa presentear os educadores com presença.

Veja ações de outros anos no nosso blog: https://blog.queronaescola.com.br/category/especial-professor/

 Por Cinthia Rodrigues, coordenadora do Quero na Escola.

 

Garantia dos direitos à educação é tema do seminário Educação Integral em Debate

Matéria 20/10/2022

Educadoras(es) e especialistas discutem como a Educação Integral pode contribuir para garantir direitos diante dos impactos da pandemia nas comunidades escolares e territórios.

Saiba mais

IV Prêmio Educação em Direitos Humanos 'Oscar Arnulfo Romero' apresenta vencedores da etapa internacional

Matéria 04/10/2022

Projetos do Chile, Espanha, República Dominicana e Bolívia são os vencedores da etapa internacional do prêmio e foram anunciados no IV Seminário Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos, no Chile.

Saiba mais

Antonio Orlando Rodríguez é o vencedor do XVIII Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil

Matéria 23/09/2022

O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez é reconhecido por sua trajetória e vence, por unanimidade, o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil em sua décima oitava edição.

Saiba mais

Fundação SM lança Pesquisa Jovens na Ibero-América

Matéria 22/09/2022

Evento no dia 22/09/22 vai revelar qual é a prioridade vital para mais de 90% dos jovens ibero-americanos, são suas preocupações, como eles se veem e por quais razões eles estão dispostos a emigrar.

Saiba mais

Pesquisa Juventudes no Brasil é tema de evento da Fundação Mudes

Matéria 19/09/2022

A Fundação Mudes completou 56 anos e, para celebrar, promoveu uma semana repleta de eventos voltados para jovens e educadores. O encerramento da semana de aniversário foi marcado pelo seminário “Encontro sobre Juventudes no Brasil”, que teve como tema central a Pesquisa Juventudes no Brasil.

Saiba mais

Ver mais notícias